Na sequência da ação de formação de fogo controlado realizada a 2 de fevereiro na Freguesia de Avelal, foi feito o pedido de ajuda à Comunidade InterMunicipal Dão Lafões no sentido de se plantar uma área com carvalhos e outras espécies de arvores folhosas de modo a criar uma proteção "resistente ao fogo", e ao mesmo tempo criar um espaço que tenha utilidade futura.
Tivemos o melhor acolhimento possível por parte da CIM - Dão Lafões que se dispôs a oferecer as arvores e ajudar na replantação, que foi efetuada hoje dia 21 de março(dia da Arvore).
A Junta de Freguesia agradece a todos os municípios envolvidos na CIM pela presença através do BUPI, que prontamente se juntaram a esta ação.
Um agradecimento especial também ao Comandante Operacional Municipal da Proteção Civil de Sátão, o Sr. Nuno Bento, que foi vital na programação e realização desta ação.
Agradecimentos também a todas as entidades envolvida, à Câmara Municipal de Satão, Sapadores, e a todos os que marcaram a sua presença. A todos o nosso muito obrigado!
Frisar apenas que este espaço fica situado na estrada do Sr. da Agonia, em Avelal - Sátão, e foi devidamente pré-preparado pela Junta de Freguesia de Avelal.
Ainda na sequência do dia da árvore e tendo em conta a importância da participação das crianças e jovens, realizou-se na tarde de sábado (25 de março) em conjunto com a Catequese da Paróquia de Avelal, uma ação de plantação de árvores, à semelhança da que aconteceu no dia 21.
A Junta de Freguesia, agradece aos catequistas e a todos os jovens que participaram nesta ação.